MAGNÉSIO, UMA FONTE DE BEM ESTAR PARA O ORGANISMO

O magnésio é um mineral muito importante para o organismo, para a produção de energia e a saúde do sistema nervoso, cuja deficiência pode causar sintomas como irritabilidade, cãimbras e fadiga, que podem ser atenuados por meio de alimentos ou suplementos naturais.

O magnésio desempenha um papel importante em muitas reações fisiológicas do organismo vivo e participa na síntese de centenas de enzimas. É indispensável para a assimilação do fósforo, cálcio e potássio. É essencial para a atividade e equilíbrio do sistema nervoso e tem um efeito relaxante e calmante e, reduz a excitabilidade dos nervos e músculos. Reduz a secreção de adrenalina e é eficaz na dissolução de cãimbras e relaxa as tensões, como por exemplo, dor de cabeça, nervosismo, intestino irritável, taquicardia e até dores de estômago. O magnésio intervém na coagulação do sangue e no metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos e permite a produção de energia. Promove a manutenção e equilíbrio do PH no sangue, regula o ritmo cardíaco e tem uma ação vasodilatadora. É muito importante na formação, consolidação e crescimento ósseo. A deficiência de magnésio pode ocorrer sob condições de stress ou trauma psicofísico e produz distúrbios neuromusculares, como espasmos, dificuldade de concentração, insónia, doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

A necessidade, ou exigência diária de magnésio, é determinada pela quantidade de cálcio, proteínas, fósforo e vitamina D, presentes na dieta nutricional quotidiana e poderá aumentar, na proporcionalidade dos níveis de colesterol doentio, presentes no organismo .Também, quando os níveis de saúde e energia estiverem desequilibrados por fatores de envelhecimento, stress, falta de sono ou insónias, consumo de álcool, resistência à insulina e diabetes, alguns medicamentos como antibióticos, o microbioma intestinal desequilibrado, mau funcionamento renal, etc. O magnésio melhora o equilíbrio psicológico e contribui para o relaxamento, estados de nervosismo, de medos, hipocondria e esquizofrenia. É muito útil em casos de depressão, impotência e fadiga mental. O magnésio atenua a excitabilidade e a agressividade e fortalece o espírito de resistência. Contribui para a estimulação da coragem e para uma atitude mais construtiva e positiva.

Sendo o magnésio um mineral importante para o bom funcionamento cardíaco  e dos ossos, onde devemos recorrer para mantermos o equilíbrio? Nas verduras de folha verde intenso como brócolos e couve galega, alface,  folhas de beterraba, espinafres, grãos de soja bio, arroz integral, abacate, iogurte natural bio, bananas, figos secos, cacau (chocolate negro), amêndoas, coentros, feijão preto, castanhas, sementes, nozes, abóbora, frutos e bagas, peixes gordos ricos em ômega 3, etc. O magnésio está presente nas células, tecidos, órgãos e, o conteúdo corporal no organismo adulto é de cerca de 25 gramas, sendo que 60% está presente nos ossos, 39% é intracelular e cerca de 1%, é encontrado em líquidos extra celulares. A quantidade deste importante elemento é regularmente equilibrada no organismo, graças à interação com outros minerais. Se o magnésio começa a faltar nas células, o corpo retira-o das suas reservas, isto é, dos ossos e do fígado, causando os primeiros sintomas de deficiência. O magnésio sendo importante para a saúde porque ajuda as células musculares a relaxar, incluindo o coração, também é essencial para o processo de mineralização e desenvolvimento do sistema esquelético. Estudos recentes têm revelado que a deficiência de magnésio tem sido associada a doenças cardíacas, batimentos cardíacos irregulares e palpitações. Estudos recentes têm revelado que dietas ricas em magnésio podem promover a redução da pressão arterial, especialmente em idosos e, evitar o aparecimento de distúrbios cardíacos.

Uma suplementação de magnésio deverá considerar sempre o equilíbrio com cálcio, vitamina K2 e D. A necessidade diária de magnésio em homens é de 420mg e, 320mg em mulheres. Nas crianças deverá ser determinado de acordo com idade, por profissional de saúde habilitado.

 

⌈ Juvenal Silva, Naturopata
Cédula Profissional 0300193 – ACSS ⌋