CURCUMA LONGA ou AÇAFRÃO DA ÍNDIA
A grande maioria da curcuma vem da Índia e é um dos ingredientes principais do caril, conferindo-lhe um aroma característico, sabor e cor. É da família do gengibre e, tal como este, tem propriedades medicinais importantíssimas. Utilizam-se os rizomas frescos ou em pó. A medicina ayurvédica utiliza esta planta intensivamente pelas suas qualidades em casos de artrite e outras inflamações e, visão. Nos últimos vinte anos, a curcuma tem sido utilizada com eficácia no tratamento do aparelho digestivo e fígado, comprovado cientificamente. Os curcuminóides de pigmentos da curcuma são antioxidantes eficientes. De acordo com vários estudos científicos, os curcuminóides de açafrão impedem a oxidação de gorduras no sangue mais eficazmente do que os antioxidantes de extractos de semente de uva.
Benefícios da Curcuma:
O componente activo da curcuma é conhecido como curcumina, um antioxidante mais activo que a vitamina E. Tem efectivamente uma multivariedade de efeitos terapêuticos e protege dos danos causados pelos radicais livres , pelo seu poderoso efeito antioxidante.
Artrite:
Reduz a inflamação com mais eficácia e, sem os efeitos colaterais que a hidrocortizona, reduzindo o nível de histamina e, aumentando os níveis no sangue de cortisona natural produzida pelas glândulas supra-renais
Protector do fígado:
Protege o fígado de pessoas sujeitas a tratamentos químicos ou efeitos tóxicos de determinadas drogas. É de muita utilidade para quem usa frequentemente paracetamol ou outros analgésicos e consumo de álcool. Tem um efeito potenciado se utilizado em simultâneo com cardo mariano.
Sistema cardiovascular:
A curcuma pode ajudar a equilibrar os níveis de colesterol no sangue e aumenta a fluidez do sangue por abrandar a agregação plaquetária. A esta acção dual atribui-se qualidades do sistema cardiovascular.
Antibateriana:
A curcuma tem propriedades antibaterianas que são utilizadas na culinária para evitar a putrefação da carne. É eficiente na prevenção da infecção, quando exista uma lesão por corte ou sangramento. Depois de correctamente limpa a área lesionada, aplica-se directamente pó sobre a ferida, ajudando mesmo a estancar o sangue.
Protecção contra o cancro:
A curcuma faz parte da lista dos 9 alimentos recomendados pelo Dr. Richard Bélvieu, director do laboratório de medicina molecular do hospital Sainte-Justine,na prevenção e tratamento de doenças oncológicas.
Existem várias formas de consumo, desde a culinária aos suplementos naturais. Para mais informaões poderá consultar-nos.
⌈ Juvenal Silva, Naturopata
Cédula Profissional 0300193 – ACSS ⌋